Dúvidas Frequentes

Como o atendimento é realizado?

O atendimento pode ser realizado em duas modalidades: presencial ou mediado por tecnologias (online). No atendimento presencial, o paciente vai até o consultório do terapeuta. Já no atendimento mediado por tecnologias (online), o paciente se conecta à Casa dos Insights, uma plataforma totalmente segura, com padrão de segurança internacional, que garante ao paciente, sigilo absoluto, sem possíveis "roubos" de informação, que podem acontecer em outras plataformas de comunicação, como o Skype.

O que esperar da primeira sessão de terapia?

A terapia é um processo construído por uma dupla, composta por terapeuta e paciente. Como qualquer vínculo novo que estabelecemos em nossas vidas, seja um amigo ou um terapeuta, é necessário confiança para que ele se solidifique. Cada pessoa em especial, tem seu próprio tempo pra estabelecer esse novo vínculo, então, a única coisa que você deve se preocupar nesse primeiro contato é em ser você e deixar-se conhecer. A terapia não é instantânea, requer tempo e intimidade entre paciente e terapeuta, para que os problemas possam ser acessados, e os resultados alcançados.

Em quais casos a terapia pode ajudar?

A terapia pode ajudar em quase tudo na vida de uma pessoa, já que nossas emoções influenciam muito no que somos e o que fazemos. Muitas pessoas buscam a terapia para tratar casos clínicos comuns, como a depressão, ansiedade e a síndrome do pânico. Porém a terapia não só pode como é recomendada à qualquer pessoa em qualquer fase da vida. Alguns exemplos: dificuldades em lidar com separação e/ou relacionamentos; dificuldade em tomar decisões; depressão pós parto, período gestacional (gravidez), casamento, divórcio, luto, necessidade em repetir atos sem sentido, como verificar as portas muitas e muitas vezes, lavar as mãos de maneira compulsório etc.

Quando a terapia começa a fazer efeito?

Primeiramente, você não deve ver a terapia como algo que vá fazer "efeito". A terapia não é um remédio, que você toma e após 15 minutos, você vê os resultados. A terapia é um caminho de auto-conhecimento, e esse caminho é mediado pelo terapeuta. Este auto-conhecimento te permite curar feridas, comportamentos, depressão, ansiedade, etc. A terapia é uma cura infinita. Tudo o que somos, fazemos ou sentimos está registrado em nosso inconsciente e a terapia possibilita trazer essas questões à consciência. Uma vez consciente é possível identificar as causas e trabalhar para dissolver os conflitos que geram esses sintomas, como a ansiedade, sentimentos de depressão, baixo auto-estima, etc.

Em quanto tempo começo a ver os resultados da terapia?

Não existe tempo certo. Cada pessoa é única e tem seu tempo. Algumas pessoas procuram a terapia para tratar uma questão em especial, um fato, um momento difícil que estão vivendo e uma vez resolvido param. Outras em compensação, veem a terapia sempre necessária uma vez que sempre temos novas questões em diferentes fases da vida. Pense na terapia como o tempo que você dá a si mesmo para se conhecer e ser melhor com você. É seu espaço, onde você pode ser você sem julgamentos alheios. O que é o tempo perto disso?

Buscar ajuda terapêutica, significa que estou doente?

Ainda nos dias atuais, existe um conceito muito errado relacionado à terapia. Ninguém está ou é doente por querer ser melhor e se sentir melhor. A terapia serve para melhorar e/ou ajudar a resolver conflitos na vida de uma pessoa. Muitas vezes as pessoas que têm esse conceito sobre a terapia, é porque nunca fez terapia e não sabe os reais benefícios de fazer terapia. Todas as pessoas deveriam fazer terapia. A terapia nem sempre têm algum objetivo inicial, além do de melhorar a vida da pessoa em questão, embora a maioria das pessoas que iniciam, buscam a terapia com alguma questão à resolver.